A angústia de ser professor nos dias atuais

Em todas as profissões sabemos que há percalços, inevitavelmente. O que me desagrada pensar não é exatamente nas dificuldades que a profissão nos traz em sentido de desafios, de exigir maior conhecimento da área em que se trabalha, de ter uma postura mais técnica ou profissional em relação a isto ou aquilo. Meu desagrado vem do fato de lidar com pessoas que esqueceram que a educação é algo que continua primordial nos dias atuais. E alguns esquecem que nós, professores, em um cargo altamente exigente como este, somos humanos e passíveis de atitudes completamente humanas. Às vezes tenho a impressão ou até mesmo a certeza, de que os nossos educandos acham que somos robôs, que temos um botãozinho programado pra tolerarmos sempre e com bom humor as atrocidades e as barbáries que eles provocam em sala de aula. É um festival de palavrões, de conversas descabidas, indevidas, intolerantes e inaceitáveis. E se corremos o risco de reclamá-los também colocamos em conta o nosso emprego por que uma palavra pode ser avaliada, julgada, atiçada e atirada contra você de maneira indevida e imperdoável. Outra coisa que pouco se leva em conta é que as palavras atiradas de lá não nos ferem aqui, mas qualquer uma que saia daqui atinge e macula o lado de lá. É uma verdadeira faixa de Gaza. Chegamos à era dos professores sem qualquer importância. Essa profissão tão pouco valorizada no país e em todo o mundo, chega a um nível de banalização incomensurável. Temo muito isso tudo, pois sei que todas as profissões passam pelos conhecimentos partilhados com um professor. Penso no fim, na extinção dos profissionais da educação e fico pensando como as outras profissões lidariam com a extinção dessa classe. Essas declarações podem ser julgadas como atitudes de um louco revoltado, mas antes que me atirem pedras prefiro atirar pérolas aos porcos.

26 respostas em “A angústia de ser professor nos dias atuais

  1. Pressinto também a extinção dos professores e confesso que isso me entristece por demais. No entanto, do modo como as coisas vão, daqui a algum tempo ninguém escolherá ser professor. Talvez daí as pessoas possam valorizar o que perderam.

    Ótima reflexão e desabafo!! Parabéns!

  2. Tá na hora de não desanimar e todos os professores se unirem para que seja mudado alguma coisa dentro das escolas e na sociedade, para que se tenha mais respeito com o professor, acredito que se o professor já chega desanimado na sala de aula é um motivo para que os alunos se desanime. Tá na hora de fazer algo todos os professores se unirem para mudar.

  3. Adorei e concordo plenamento com as colocações. Também sou professora e me sindo, cada vez mais, este profissional que é subjulgado e desvalorizado. Parabéns.

  4. bem eu estava fasendu uma pesguisa sobre o trabalho do professor hj em dia acabei axandu este site sou aluna da 7ªserie e meus professores naum se canção de falar o quanto nos somos bagunceiros a vcs sabem,colegio publico naum é so difisiu pra professor e tb difisio para aluno nuca a respeito professor sai da sala dereto e bota asunto como dado e eu to na 3ª unidade e ja to de recuperação em 3 materias, ja to ate estudandu pra recuperação de matematica… kkkkkkkk meu professor de matematica estava falando justamenti isto hj que naum avera professor para nossos finhos pq niguem que ser professor isso é ruim… d+ eu so da turma do fundão e to arependida vó senta + os nerdes
    huasp….

  5. Realmente é uma realidade complicada de conviver!
    Deveríamos ser mais valorizados e recompensados financeiramente para que pudessemos sempre nos aprimorar mais.
    Como querem uma educação de qualidade sem o devido reconhecimento dos professores?
    Acho que não podemos nos desanimar e entregar os pontos…mas devemos sim lutar por condições dignas para que possamos trabalhar!
    Afinal de contas todos já estivemos numa sala de aula aprendendo…
    Meu abraço carinhoso e solidário para vc!

  6. Caro amigo…
    É lamentável seu desabafo, porém ele é justo. Não é crível e nem admissível, que nós professores tenhamos a triste missão de educar animais.
    Me sinto coagido a tolerar bandidos sem nenhum comprometimento com o curso , e sem respeito para com o professor.
    Fatos assim me levam a questionar a minha escolha profissional, mas como desistir seria uma covardia de minha parte, continuarei a polir minha pedra, com a mesma paixão de sempre, até que o sono me vença. Perdoe-me pelo meu desabafo.
    Um forte abraço

  7. Belo desabafo,
    mas creio que isso seja decorrente da liberdade que os diretores atuais dão aos alunos de escolas particulares.

    O professor não deve se acatar diante disso e na minha opinião resgatar valores perdidos por esses alunos também perdidos.

  8. Sou professor. Vejo colegas que amam as Letras a ponto de desejar ensiná-las, mas que são aviltados por muitos daqueles a quem se propõem ensinar. Também vejo amantes da Matemática, das Artes, de História… padecendo tristes pelo quanto sofrem, eles e suas artes. O oposto de educação é barbárie.

  9. Achei que esse desabafo fosse somente meu. Conconrdo com você, professor! Ando muito triste com a situação. Vou para a sala de aula como se fosse a um matadouro. Aguentar piadinhas denegrindo a minha imagem, celular ligado, palavrões… … … Estou muito cansada e pensando em outra profissão. Já me senti mal na sala e fui direto para a emergência.

  10. Olá colega. Concordo plenamente com seu desabafo, pois também estou nesse mesmo barco, só continuo porque amo ser professora, apezar de tudo isso.
    Mas os reflexos já podemos ver, aqui mesmo nesses comentários.
    Imagina uma moça de 7a série até hoje não aprendeu a escrever. Isso é o futuro dessa moçada. Não tem o mínimo pra se expressar.
    Acho que já está na hora dos professores montar um super coro e gritar “SOCORRO”salvem os ignorantes que fazem volume nas escolas.

  11. Bom eu sou aluna tenho 16 anos e acho ridiculo o que os alunos fazem com os professorres por um momento pensei em ser professora mas não acho que vá dar muito certo!
    Queria seguir uma profissão que fizesse a diferença e pudesse ajudar as pessoas como os jovens de hoje em dia.
    É difícil mudar um aluno ou fazer com que ele entenda que o professor serve para ensinar e não para ouvir barbaridades….
    Conselho:Espero que vocês não desistam dessa profissão pois ainda existem pessoas como eu que admira e respeita essa profissão.
    Façam a diferença!

  12. enfiim achoo muito idiota oq alunos de hoje em diia fazem com professores, estou fazendo um trabalho sobre a profissao de matematicoo e to conheceendo um poko desse univeerso…
    apeesar das diificuldadees nao se devee desiistir…
    paraabeens..

  13. Concordo com o seu desabafo colega! Muitas vezes pensei em desistir… não sei se ainda amo a minha profissão ou se na verdade tenho receio de recomeçar…penso em todo o investimento que fiz…
    É desanimadora a nossa realidade e para piorar tudo é culpa do professor.

  14. esse desabafo data de 2008,ejá estamos em 2011 e as coisas pioraram,pois ainda ontem nos noticiários de todo o país vimos o cúmulo da pouca vergonha brasileira;uma professora enquanto copiava a materia na lousa levou um tiro de um dos alunos da sala,isso é muito triste.outro dia desses uma professora foi espancada por um aluno porque chamou a atenção da namorada dele (detalhe,ele era traficante e tomou as dores da namorada).isso tudo me assusta pois desde minha infância sonho em ser professora e já trabalho com criança em uma escola particular e na igreja. gostaria de ver tudo diferente,confesso que choro ao ler tais depoimentos.que deus nos ajude.beijos a todos dessa classe trablhadora honrada

  15. esse desabafo data de 2008,ejá estamos em 2011 e as coisas pioraram,pois ainda ontem nos noticiários de todo o país vimos o cúmulo da pouca vergonha brasileira;uma professora enquanto copiava a materia na lousa levou um tiro de um dos alunos da sala,isso é muito triste.Outro dia desses uma professora foi espancada por um aluno porque chamou a atenção da namorada dele (detalhe,ele era traficante e tomou as dores da namorada).Isso tudo me assusta pois desde minha infância sonho em ser professora e já trabalho com criança em uma escola particular e na igreja. Dostaria de ver tudo diferente,confesso que choro ao ler tais depoimentos.que Deus nos ajude.Beijos a todos dessa classe trablhadora honrada

  16. Esse post só mostra a atualidade da educação brasileira. Não à toa, muita gente já veio comentar comigo sobre ele. Obrigado pelos comentários e vamos lutar para melhorar a nossa educação. Palavras sem ação neste caso são vazias.

  17. É triste lê todos esse comentários, mais o que observo, são profissionais acomodados diante de uma realidade. Quando acontece uma manifestação em prol do professor, ainda são poucos os que se envolvem.
    Professores, valorizem=se, respeitem-se. Qual outra profissão que o estagiário substitue o professor? Como disse epifaniasvirtuais palavras sem ação são vazias…

    Marta

  18. Pessoal, também sou professor e infelizmente é assim mesmo. As salas de aulas estão cada vez mais difíceis de trabalhar. Os ótimos professores que conheço estão de licença ou prestando concurso para trabalhar na área jurídica. Os professores que se calam na sala de “reunião” e empurram com a barriga na parte pedagógica, estão esperando um bom salário, pelo o que fazem em sala de aula. Existem apaixonados pela educação, mas sabia, não são escolas intrabalháveis que eles trabalham!
    Não é facil ser professor, não esperava rosas ao entrar nessa profissão, mas convido qualquer convicto que deseja aqui dizer que lecionar no Brasil é uma aventura de aprendizado e amor.

  19. oiiii galera…..entao, tb concordo com o q foi escrito aqui…….hj em dia nem os nossos governantes;nem sociedade;nem educandos….valorizam esta profissao tao linda……eles nem imaginam o quanto eh dificil encarar uma sala de aula todos os dias…….sou estudante de pedagogia i lutarei para q essa nossa triste realidade mude…..pq nao adianta so reclamarmos precisamos fazer a diferença…Srª. Sulliwan

Deixe um comentário

