Entre tantos olhos, teus olhares de Capitã…

05_mhg_capitus

Que Capitu é uma das personagens mais enigmáticas e encantadoras da literatura brasileira todos sabem, que ela é conhecida pelo seu olhar de cigana dissimulada e oblíqua, olhar de ressaca, todos sabem e merecidamente atribuem tais méritos à personagem… mas daí a ganhar uma série com seu nome lá se vão outros quinhentos.

Entre os dias 9 e 13 deste mês a Globo exibiu a adaptação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis sob o título “Capitu”. O que primeiramente me estranha é o fato do diretor Luiz Fernando Carvalho ( diga-se de passagem um diretor extremamente ousado e excelente, basta lembrar as suas grandes obras-primas “Hoje é dia de Maria” e “Lavoura Arcaica”) ter direcionado o foco para a mulher de Bentinho, a começar pelo título. Qualquer crítico literário ou leitor mais atento logo descobrirá que o cerne do romance não é a possível traição de Capitu, mas as agruras do narrador Bentinho e o seu ponto de vista unilateral sobre os fatos por ele vividos. E que é muito simples perceber que Bentinho, sendo o narrador de sua própria vida pode dar aos fatos a forma que lhe convier. Mas não me cabe aqui ficar questionando minúcias e sim elogiar o primoroso trabalho de Luiz Fernando.

A série, a começar pela excelente fotografia, pelo arranjo da cenografia, figurinos deslumbrantes foi toda um espetáculo para total deleite. Pouco me importam os índices de audiência tão questionados pela mídia, aliás a mídia nos últimos tempos parece que só tem bebibo audiência. As pessoas não têm pensado em qualidade. De um sem-número de amigos que indaguei sobre estarem acompanhando a série posso contar nos dedos aqueles que realmente tiveram sensibilidade para apreender a versão teatral-televisiva global. Ponto para a Globo e para o diretor que conseguiram eternizar na tela os instantes grandiosos da obra machadiana. O texto foi fidelíssimo, sem tirar nem por uma vírgula. As atuações de Letícia Persiles e César Cardadeiro estavam um primor. O toque entre o antigo e o contemporâneo conseguiu estabelecer nas entrelinhas a vivacidade e a permanência da obra de Machado. Uma obra atemporal, a começar pelos temas tratados, ligados à vivência e ao comportamento humanos.

Os únicos pontos que considero um tanto excessivos são a interpretação caricatural de Michel Melamed e a Capitu um tanto insossa de Maria Fernanda Cândido. A atriz por si já preenche a tela com seus olhos de ressaca e encanta, mas dificilmente conseguirei lembrar de uma Capitu que não seja Letícia Persiles. Nunca imaginei um Bentinho tão casmurro quanto Melamed. A personagem Tia Justina um tanto caquética também não me agradou. Em minha leitura nunca atentei para os gestos interesseiros e desconfiados de José Dias, mas é um mistério a ser desvendado a partir do olhar do diretor. As insinuações da amizade homoerótica de Bentinho e Escobar foram outro ponto bastante comentado na rede. O que se pode apreender nas entrelinhas é que o personagem exerce realmente um certo fascínio sobre Bentinho e muito se questiona realmente da amizade dos dois. Como Machado é mestre nesse tipo de insinuação e não deixa claro para o leitor quais as reais pretensões das personagens umas com as outras fica a interrogação para mais esse mistério do Dom Casmurro. Entre as produções televisivas de 2008 destaco como uma das melhores. Destaque para as cenas de encontro de Capitu e Bentinho, tanto na adolescência quanto no reencontro adulto movidas pelo som Elephant gun de Beirut.

Anúncios

Uma resposta em “Entre tantos olhos, teus olhares de Capitã…

  1. Infelizmente, não assisti. A minha Sky não exibe canais locais. Amo o Machado de Assis e geralmente as séries de fim de ano da Globo costumam ser show. Vou tentar ver quando sair em dvd.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s